Chargeback: o que é, como acontece e como evitar prejuízos

Saiba tudo sobre esse termo, os riscos para seu negócio e como se proteger
Se você vende online, provavelmente já ouviu falar em chargeback. Esse termo pode representar perdas financeiras e muita dor de cabeça para lojistas. Mas a boa notícia é que é possível se proteger, e nesse artigo nós vamos te mostrar como.
Mas antes, é importante entender o que é o chargeback, como ele ocorre e suas formas mais comuns.
O que é chargeback?
Chargeback é o cancelamento de uma compra feita com cartão, solicitado pelo cliente diretamente ao banco. Isso pode acontecer por diversos motivos e, muitas vezes, o lojista acaba arcando com o prejuízo.
Por que e como o chargeback acontece?
Existem várias circunstâncias que podem levar ao chargeback. As mais comuns são as seguintes:
- Fraudes: uso indevido do cartão por terceiros.
- Desacordo comercial: o cliente não reconhece a compra ou não recebeu o produto.
- Erros de cobrança: valores incorretos ou cobranças duplicadas.
Qual o impacto no seu negócio?
Além da perda da venda, o chargeback pode gerar:
- Custos operacionais e administrativos;
- Danos à reputação da loja;
- Risco de bloqueio junto à operadora de pagamentos.
Como evitar o chargeback?
Você pode adotar boas práticas como:
- Verificar dados do cliente: confirmar se as informações bancárias fornecidas pertencem, de fato, ao cliente em questão, a fim de evitar o uso de contas falsas ou fraudulentas
- Registro de todas as etapas da venda: assegurar que todas as etapas estão sendo cumpridas, para não dar margem para a solicitação de devoluções de recursos.
- Políticas claras de entrega e devolução.
Mas a melhor forma de se proteger é contar com uma solução antifraude robusta, reconhecida e premiada pelo mercado.