Getnet

Chargeback: o que é, como acontece e como evitar prejuízos

Início » Blog » Chargeback: o que é, como acontece e como evitar prejuízos
Mulher mexendo no celular

Saiba tudo sobre esse termo, os riscos para seu negócio e como se proteger

Se você vende online, provavelmente já ouviu falar em chargeback. Esse termo pode representar perdas financeiras e muita dor de cabeça para lojistas. Mas a boa notícia é que é possível se proteger, e nesse artigo nós vamos te mostrar como.

Mas antes, é importante entender o que é o chargeback, como ele ocorre e suas formas mais comuns.

O que é chargeback?

Chargeback é o cancelamento de uma compra feita com cartão, solicitado pelo cliente diretamente ao banco. Isso pode acontecer por diversos motivos e, muitas vezes, o lojista acaba arcando com o prejuízo.

Por que e como o chargeback acontece?

Existem várias circunstâncias que podem levar ao chargeback. As mais comuns são as seguintes:

  • Fraudes: uso indevido do cartão por terceiros.
  • Desacordo comercial: o cliente não reconhece a compra ou não recebeu o produto.
  • Erros de cobrança: valores incorretos ou cobranças duplicadas.

Qual o impacto no seu negócio?

Além da perda da venda, o chargeback pode gerar:

  • Custos operacionais e administrativos;
  • Danos à reputação da loja;
  • Risco de bloqueio junto à operadora de pagamentos.

Como evitar o chargeback?

Você pode adotar boas práticas como:

  • Verificar dados do cliente: confirmar se as informações bancárias fornecidas pertencem, de fato, ao cliente em questão, a fim de evitar o uso de contas falsas ou fraudulentas
  • Registro de todas as etapas da venda: assegurar que todas as etapas estão sendo cumpridas, para não dar margem para a solicitação de devoluções de recursos.
  • Políticas claras de entrega e devolução.

Mas a melhor forma de se proteger é contar com uma solução antifraude robusta, reconhecida e premiada pelo mercado.

Conheça nossos produtos com solução antifraude

Nossas ofertas imperdíveis te aguardam: selecione uma opção e acesse agora!