Vendas online crescem 24% no primeiro semestre, aponta Getnet
O faturamento teve avanço de 10,7% no resultado geral, com destaque para o crescimento de 23,7% no ambiente digital
O faturamento com vendas online no Brasil cresceu 23,7% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento é da Getnet, fintech de pagamentos global do Grupo Santander. O resultado digital foi impulsionado principalmente pelo varejo, que registrou uma alta de 37,68% no faturamento online. O atacado digital também teve um desempenho robusto, com crescimento de 20,95%.
O aumento no volume de compras também foi notado, com o número de transações digitais crescendo 16,37% no varejo e 16,48% no atacado.
Lojas de Departamento e Atacado impulsionam faturamento total
No indicador geral de faturamento do atacado, os setores que mais se destacaram foram Lojas de Departamentos (+31,64%), Atacado de Alimentos (+15,43%) e Postos de Combustíveis (+12,44%).
Já no varejo, os destaques de crescimento no faturamento foram os setores de Farmácias, Drogarias e Homeopatia (+11,4%) e Postos de Combustíveis e Gás Veicular (+16,02%).
“Os números do semestre reforçam a consolidação dos canais digitais como um dos principais motores de crescimento do comércio. O avanço de quase 24% nas vendas online evidencia a força desse movimento e sinaliza uma oportunidade que os varejistas devem observar com atenção”, afirma Rodrigo Carvalho, superintendente de Analytics da Getnet.
Sobre a Getnet Brasil
A Getnet é uma fintech global de pagamentos, com presença no Brasil, México, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha e Portugal. É a segunda maior adquirente da América Latina e está entre as dez maiores do mundo em volume de transações. Projetada para comércios, ISVs, PayFacs, orquestradores e plataformas, a Getnet conecta tecnologias e mercados por meio de uma experiência unificada e multicanal, impulsionando o desempenho e o crescimento dos negócios. Seu portfólio completo inclui gateway de pagamento online, adquirência para lojas físicas e e-commerce, processamento de transações, prevenção de fraudes, serviços financeiros e soluções de valor agregado, personalizadas para setores como varejo, alimentação e bebidas, hotelaria e turismo. Em 2024, processou mais de €222 bilhões em 9 bilhões de transações, atendendo 1,3 milhão de clientes. Com mais de 20 anos de atuação no Brasil, é parte do Grupo Santander e integra a lista do Great Place to Work (GPTW).
Mais informações em https://getnet.com.br